A AGIP participou de reunião na manhã do dia 17 de janeiro, na sede da ABIPEM, em Brasília – DF, com as associações estaduais, para preparar a pauta de reivindicações a serem apresentadas na audiência com o ministro, marcada para o mesmo dia, na parte da tarde.

Às 17h30min, o presidente da Abipem, Valnei Rodrigues e os representantes de 11 das 13 associações estaduais atuantes no país, foram recebidos pelo novo ministro da Previdência Social – MPS, senador Garibaldi Alves Filho, que reuniu toda a equipe para a audiência com os representantes dos RPPS.

Na audiência o presidente da ABIPEM elencou oa pleitos dos RPPS’ de modo a consolidar avanços no sistema previdenciário nacional. Entre as propostas apresentadas Valnei enfatizou, com veemência,  a necessidade da criação  de uma secretaria específica para tratar das demandas dos Regimes Próprios.

Por sua vez, o ministério mostrou-se solidário com a ABIPEM. Recebeu a sugestão da criação da secretaria específica e solicitou ao diretor do DRPSP, Delúbio Gomes P. Da Silva,  estudo de viabilidade para tal.

Antecedeu a audiência com o ministro, reunião entre Valnei Rodrigues e Leonardo José Rolim Guimarães, nomeado em 18 de janeiro como secretário de Políticas de Previdência Social. No encontro Guimarães mostrou-se interessado nas questões que dizem respeito aos Regimes Próprios, no sentido de buscar a aproximação e resolutividade das demandas mais complexas nas relações RPPS’s X MPS.

Valnei Rodrigues, que também preside a Associação Gaúcha das Instituições de Previdência Pública – AGIP e o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Novo Hamburgo – IPASEM, considerou a reunião como histórica. Foi a primeira vez nos últimos dez anos que um ministro da Previdência se propôs a receber a ABIPEM acompanhada de todas as associações estaduais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *