Notícias

IPAM Caxias comemorou 10 anos de fundação com seminário

 

         Um seminário marcou as comemorações dos 10 anos de fundação do Instituto de Previdência e Assistência Municipal  de Caxias – IPAM Caxias.

         Realizado no dia 14 de julho, o evento reuniu 114 servidores, que puderam relembrar um pouco da história da entidade, além de ouvir lideranças do setor, sobre o futuro dos Regimes Próprios de Previdência – RPPs. Realizado na Câmara de Vereadores, o encontro.

         O presidente da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – ABIPEM e presidente da Associação Gaúcha das Instituições de Previdência Pública – AGIP, Valnei Rodrigues, prestigiou o evento.

         Um jantar de confraternização marcou o final do encontro, e as comemorações do aniversário.

         Com 6.000 servidores públicos, o IPAM Caxias tem 16.000 beneficiários, entre servidores e seus dependentes.

A HISTÓRIA DO IPAM CAXIAS

Junho 1999 – Iniciam os debates através da Constituinte Institucional, com a participação de 250 representantes eleitos por seus pares para discutir a reestruturação institucional do IPAM. Participaram servidores públicos municipais da Administração direta e indireta, pensionistas e aposentados.

Agosto de 1999 – Comissão Paritária contrata a Fundação de Assistência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAURGS) para a avaliação atuarial, a fim de criar o Fundo de Previdência dos Servidores. O processo seria encerrado no dia 13 de fevereiro de 2001.

Novembro de 2000 – A Comissão Paritária entrega o projeto do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores (FAPS) para o executivo que, por sua vez, o encaminha ao legislativo.

Fevereiro de 2001 – Encontro na Casa da Cultura com os Constituintes para apresentação do cálculo atuarial.

Abril de 2001 – Reunião com a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara de Vereadores para esclarecimentos sobre o projeto. Aposentados e pensionistas também participam e são ouvidos para esclarecimentos de dúvidas.

Maio de 2001 – Representante do Instituto Gamma de Assesoria a Órgãos Públicos, acompanhado da presidente do IPAM, apresenta o projeto para a Comissão de Orçamento da Câmara de Vereadores. No dia 22, o Projeto de Lei do Fundo de Aposentadoria e Pensão dos Servidores entra em primeira discussão na Câmara de Vereadores.

Junho de 2001 – Dia 10 o FAPS é aprovado pela Câmara de Vereadores. No dia 16 é publicado no Diário Oficial do Munícipio.

 

Previous post

Rosário do Sul promoveu I Seminário Interno de Previdência Pública

Next post

AGIP promove Seminário de Qualificação aos Conselheiros de Regimes Próprios de Previdência Social

AGIP