XXI Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública contou com todo o staff do Ministério da Previdência Social, inclusive o Ministro Carlos Lupi e o Presidente do INSS, Glauco Wamburg

Com participação recorde, o XXI Seminário Sul-Brasileiro de Previdência Pública, realizado pela Associação Gaúcha de previdência Pública – AGIP, de 10 a 12 de maio em Gramado/RS, foi também uma realização histórica.

            Pela primeira vez gestores e conselheiros de RPPS tiveram em um encontro regional a participação de toda a cúpula do Ministério da previdência Social, incluindo o ministro Carlos Lupi e o presidente do INSS, Glauco André Fonseca Wamburg e todo o staff do Ministério que atua na orientação e fiscalização dos regimes próprios. Também se fizeram presentes presidentes de instituições que representam os regimes de previdência dos servidores públicos municipais, estaduais e federais, em uma demonstração da importância do encontro para o segmento.

            A grandeza do evento pode ser medida pela sua representatividade – o encontro teve inscritos de 283 municípios de 21 Estados brasileiros. O presidente da AGIP, Alderi Zanatta, salientou “o prestígio da participação de colegas de todo o Brasil, além das autoridades máximas da previdência no país”.

            Na abertura o ministro Carlos Lupi enfatizou o engajamento de milhares de servidores ao abordar a relevância dos debates para o progresso da seguridade social e salientou que o Ministério da Previdência Social busca “contínuo aprimoramento do regime próprio para ampliar a proteção de milhões de trabalhadores públicos, que, ao longo de toda a trajetória, serviram ao povo”. O ministro afirmou ainda que “conjuntamente, lutamos para resguardar o regime geral, que representa o maior programa social das Américas. São cerca de 38 milhões de cidadãos protegidos por um direito fundamental”, acrescentou.

            O presidente do INSS afirmou: “Estamos dedicados no trabalho de promoção da previdência pública do país. É um novo momento baseado no diálogo para fortalecer também o INSS”, analisou.

            O presidente da AGIP falou sobre o trabalho que a AGIP vem realizando na qualificação de gestores e conselheiros, lembrando que “a realidade previdenciária do Brasil está sendo transformada”.